Carlos Araújo

Desde 1987 que Carlos Araújo, hoje, no jornal Cruzeiro do Sul, trabalha na área de jornalismo. Ficou do ano que começou até 1996 – ano que ingressou no curso de Comunicação Social: Jornalismo, na Universidade de Sorocaba (Uniso) – sem ter uma graduação na área da qual trabalha.

Araújo fala sobre sua história no jornalismo

Carlos Araújo

Araújo está finalizando um livro titulado como “Companheiro: a hora e a vez dos metalúrgicos de Sorocaba”, que retrata a história do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. O objetivo do livro é mostrar a toda a sociedade a história da categoria, tendo um dos focos principais o ex-presidente, Wilson Fernando da Silva, o Bolinha. A ideia da obra partiu quando Araújo era assessor do sindicato.

Em 2008 o sindicato aceitou a proposta de fazer um livro sobre a história da entidade. No ano seguinte, em 2009, Araújo começou escrever o livro. “Eu terminei o livro em 13 meses. Geralmente um livro de uma riqueza de informação grande, dois anos no mínimo para ser finalizado”, explica Araújo. O jornalista e escritor ainda ressalta que pela sua experiência de ter estado alguns anos dentro do sindicato, o ajudou a finalizar o livro mais rápido.

O livro tem aproximadamente 30 entrevistas, de diversas pessoas e conteúdos. “Em qualquer matéria jornalística precisa ter um gancho, no meu caso foi o Bolinha”, esclarece o jornalista.

O escritor retrata sobre o livro através do vídeo abaixo

A história parte de 1930 e até os dias de hoje. “Os trabalhadores movem a história da sociedade. Eles, como qualquer governo, fazem o país crescer e andar economicamente”, comenta Araújo. “Somos reflexo de uma história, seja ele sindicalista, seja ele um trabalhador”.

Em relação aos movimentos do sindicato dos metalúrgicos, Araújo comenta sobre a CUT. “Não é apenas uma associação, é uma bandeira para eles (os sindicalistas). O PT é outra bandeira também, mas não tão forte como a CUT”, afirma.

Ele conta que há vários momentos interessantes no livro, mas que um é especial. “O melhor momento da história é a amizade de Lula (Luiz Inácio Lula da Silva) com Bolinha. Aliás, tem até um tópico para os dois ‘Os irmãos Camaradas’”, esclarece o jornalista. De acordo com Araújo, o livro estará pronto no primeiro semestre de 2011. Além desse livro, o jornalista está começando a retratar a história do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região.

Ouça o jornalista falando do novo livro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s