Considerações Finais

A história sindical começa com o surgimento do capitalismo no Brasil. O burguês querendo cada vez mais-valia explorava jornada de trabalho que, dependendo do volume de trabalho, chegava a atingir 16 horas diárias.

Divulgação

Este trabalho acadêmico estabelece uma reflexão do movimento sindical no mundo e principalmente de Sorocaba. Essas histórias contadas por presidentes, diretores e docentes mostram o atual momento de cada entidade na cidade. Os sindicatos se comunicam com os trabalhadores por meio de um boletim informativo, discursos, passeatas, entre outras formas de comunicação. Alguns, por exemplo, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, usam outras ferramentas de comunicação, como Facebook, Orkut e Twitter.

A luta dos sindicatos é, antes demais nada, conseguir os direitos dos trabalhadores da categoria e representá-los em comícios e reuniões com as empresas das quais eles trabalham.

Um dos entrevistados deste site trouxe uma reflexão aos estudantes de jornalismo. Na entrevista o doutor em Sociologia Política e professor acadêmico, João Negrão, retratou que o curso de jornalismo deveria ter algum espaço na grade curricular para falar da estima dos sindicatos e, sobretudo, que esse tipo de entidade também é um mercado de trabalho. Em uma cidade com um polo industrial representativo, deveria ter maior importância no estudo sobre o sindicalismo.

A tarefa de resgatar a história e os veículos de comunicação sindical de Sorocaba não é das mais fáceis, no entanto, este trabalho mostra que o movimento deve ser sempre lembrado e discutido em qualquer mídia, seja ela impressa ou eletrônica.

Nosso desejo com este website é que os estudantes de jornalismo e a sociedade tenham outra visão dos movimentos sindicais. Não é apenas de greve que vive um sindicato. A luta de cada dia mostra que as entidades sindicais querem não apenas melhorias para sua categoria, mas também ajudar e proteger a sociedade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s