Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis de Sorocaba

História

Diretor Amarildo Aparecido dos Santos

A primeira fábrica têxtil em Sorocaba surge em 1852, com iniciativa do agricultor Manoel Lopes de Oliveira. No entanto, esse acontecimento não tenha passado de uma tentativa fabril, Oliveira chegou a produzir “300 onças de fio por dia” em 1857. Ninguém sabe a matéria-prima foi comercializada ou não.

No início do séc. XX, o algodão incentivou a indústria têxtil em Sorocaba, que hoje é percebida no patrimônio histórico da cidade. Os trabalhadores, na gênese da industrialização têxtil, eram um extrato social emergente que se avulta nas ruas de Sorocaba, tomando o lugar das velhas relações entre os proprietários e os escravos e consolidando um novo processo de trabalho e novas relações sociais e produtivas dentro da sociedade sorocabana.

História da entidade

Em 1925, surge a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis. Nove anos depois, em 1934, a associação se torna sindicato, tendo como nome Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis. Na época da ditadura houve intervenção para o sindicato não tivesse mais mobilização. Ficou de 1964 até 1985. Nesse último ano houve a primeira eleição e, daí por diante, os trabalhadores da área têxtil teve, definitivamente um sindicato para lutar pelas suas causas diárias.

Diretor da categoria fala das parcerias e os trabalhadores

Eleições da entidade

Comunicação

Em 1985 nasce a Folha Têxtil, um informativo que tem como objetivo mostrar e divulgar assuntos a respeito da categoria e de outros temas da classe operária, como a luta dia a dia do trabalhador, aumento do salário, entre outros assuntos.

O jornal, que contém tiragem de 2.500 exemplares, começou com a ideia de serem distribuídos a cada dois meses, e atualmente é mensal. Embora, de acordo com o diretor do sindicato, Amarildo Aparecido, quando há momento que é necessário de divulgar a notícia urgentemente, o jornal se torna semanal. Isso depende das informações daquele mês.

Diretor retrata o informativo do sindicato

A categoria não tem nenhuma ferramenta social ou algum espaço on-line que divulgue diariamente informações sobre o sindicato. Podemos entender que, apenas o boletim impresso que os trabalhadores da categoria tem conhecimento do que está ocorrendo na sua área.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s